O que é o Seguro de Garantia Estendida?
Garantia Estendida é um seguro opcional que tem como objetivo, adicionar mais tempo de cobertura ao período de garantia do fabricante contra defeitos de funcionalidade.
Quais são as vantagens de se adquirir a Garantia Estendida?
A aquisição da Garantia Estendida é vantajosa por exemplo, na compra de aparelhos eletroeletrônicos de alto valor, uma vez que, em caso de defeito, devido ao uso de novas tecnologias em sua composição, o custo de reparo desses bens costuma ser elevado. Da mesma maneira, possuir uma Garantia Estendida nos casos de produtos mais baratos ou fabricados por companhias desconhecidas, é vantajoso pois o valor pago pelo prêmio pode ser considerado mínimo em comparação com a probabilidade da apresentação de defeitos que, em tese, é maior.
Qual é o período de vigência da Garantia Estendida?
A Garantia Estendida oferece planos de 12 ou 24 meses dependendo da modalidade do seguro, e sua cobertura se inicia após o término do período de garantia do fabricante. O prazo de início e término da vigência de sua Garantia Estendida está indicado no seu certificado/bilhete de seguro.
Existe diferença entre plano e vigência?
Sim. Plano é o prazo total de garantia, somando-se o período de garantia do fabricante mais o período de Garantia Estendida. Vigência é o período de cobertura da sua Garantia Estendida que se inicia após o término da garantia do fabricante. O período de vigência do seu seguro pode ser verificado no certificado/bilhete de seguro da Garantia Estendida.
Qual é a diferença entre Garantia de Fábrica e Garantia Estendida?
A garantia de fábrica corresponde ao tempo obrigatório de garantia oferecida pelo fabricante do produto, não podendo ser inferior ao período de 3 meses. A Garantia Estendida é o período de garantia adicional adquirido na ocasião da compra e sua cobertura se inicia após o término da garantia do fabricante.
Onde posso adquirir o Seguro de Garantia Estendida?
A Garantia Estendida pode ser adquirida na ocasião da compra do produto ou durante a vigência da garantia do fornecedor, nas lojas autorizadas a comercializar o seguro.
O que é sinistro?
Sinistro é toda situação onde ocorre o defeito funcional e não ocasionado do bem segurado.
Como proceder em caso de sinistro?
Caso seu produto ainda esteja em Garantia de Fábrica, o atendimento deverá ser feito diretamente pelo fabricante através do número que consta no manual de instruções do aparelho. Caso seu produto já esteja dentro do período de Garantia Estendida, o atendimento deverá ser feito junto ao Serviço de Atendimento ao Consumidor por meio de ligação gratuita ao número 0800 que consta no certificado/bilhete de seguro.
Quem pode acionar o seguro?
Somente o titular do seguro ou parente de primeiro grau poderá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor.
É necessário o envio de documentos para acionar o seguro?
É preciso ter em mãos o número do CPF do titular da compra e Nota Fiscal de venda do produto. Não é necessário o envio de nenhuma documentação para solicitação de reparo. Documentos como cópia da Nota Fiscal e cópia do certificado/bilhete de Garantia serão solicitados apenas caso seja necessária a confirmação ou atualização de cadastro.
Como devo proceder caso não localize meu certificado/bilhete?
É possível adquirir uma segunda via do certificado/bilhete diretamente na loja onde foi efetuada a compra do produto. Entretanto, caso seja necessário, o segurado também poderá entrar em contato com a seguradora e solicitar a segunda via do certificado/bilhete.
Posso encaminhar meu produto para qualquer assistência técnica?
Não. O atendimento deverá ser realizado apenas por uma das assistências técnicas credenciadas e indicadas pela seguradora durante o atendimento. Todas as assistências técnicas indicadas trabalham com peças novas e genuínas do fabricante e possuem equipes especializadas para realizar o atendimento.
E se não for localizada assistência técnica na minha região?
Temos assistências técnicas credenciadas espalhadas por todo o território nacional. Além disso, para assegurar a qualidade no reparo e garantir o atendimento em todas as regiões do país, contamos com uma rede especializada que recebe gratuitamente via correios, aparelhos de pequeno porte por meio de código de postagem fornecido durante o atendimento.
Qual é o prazo de reparo do meu produto?
A seguradora procura garantir o menor tempo de permanência possível do produto na Assistência Técnica. Entretanto, o prazo de conclusão de reparo dependerá do tipo de logística, do defeito apresentado e da disponibilidade de peças.
Quais são os defeitos cobertos pela Garantia Estendida?
A Garantia Estendida oferece o reparo de produtos com defeitos funcionais e não ocasionados. A cobertura completa bem como suas exclusões e limitações podem ser consultadas nas Condições Gerais do seguro.
Quais os tipos de cobertura que a Garantia Estendida oferece?
A Garantia Estendida oferece:
- Reparo: Inclui peças e mão de obra.
- Troca Garantida: Válido para aparelhos eletro portáteis, garantindo troca do produto em caso de defeito coberto.
Ambas as coberturas são determinadas pela loja em comum acordo com o cliente na ocasião da compra e podem variar por tipo de aparelho e valor.
E se meu produto não tiver conserto?
O objetivo da Garantia Estendida é efetuar o reparo do produto com defeito, quantas vezes forem necessárias. No caso da impossibilidade de reparo do produto, mediante laudo da assistência técnica, a seguradora efetuará a troca do produto por outro igual ou similar, ou ainda a restituição do valor do bem segurado.
Caso meu produto seja trocado, continuarei usufruindo da Garantia Estendida?
Não. A Garantia Estendida se encerra automaticamente no momento em que o aparelho é trocado ou restituído.
Qual é o valor que eu recebo caso meu produto seja restituído?
A seguradora restitui o valor pago pelo produto na ocasião da compra. Este valor se refere ao que consta na Nota Fiscal do produto.
Se meu produto for restituído, receberei de volta o valor pago pelo seguro?
A seguradora garante a devolução apenas do valor pago pelo produto na ocasião da compra. O valor pago pelo seguro se refere à prestação de serviços da seguradora e é o que garante a reparação ou eventual troca ou restituição do valor do seu produto.
Quais são os procedimentos para restituição do valor do meu produto?
É necessário que o segurado envie a cópia do RG, CPF e Comprovante de Residência (contas de água, luz, telefone ou cartão de crédito atual dentro do prazo de até 6 meses) em nome do titular e dados bancários de conta corrente. Caso o valor a ser restituído seja inferior a R$ 2.000,00, não será necessário o envio de Comprovante de Residência.
Em quanto tempo receberei o valor da restituição do meu produto?
Após o recebimento e análise da documentação, a restituição será efetuada no prazo de até 12 dias úteis.
Por que tenho que enviar a cópia dos meus documentos?
Todas as seguradoras são regulamentadas pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). A SUSEP é um órgão governamental responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguros. É este órgão que exige de todas as seguradoras, documentos que comprovem a operação em casos de quaisquer tipos de pagamentos realizados aos seus segurados.
Moro em zona rural e/ou não possuo nenhum comprovante de residência.
Nesse caso, o segurado poderá encaminhar junto com a cópia de RG e CPF, uma carta justificativa, escrita e assinada de próprio punho, informando não possuir nenhum comprovante de residência.
E se o comprovante de residência estiver em nome de terceiros?
Os comprovantes que estiverem em nome dos pais do segurado serão aceitos normalmente. Caso o comprovante esteja em nome do cônjuge, será necessário também o envio de cópia da Certidão de Casamento. Se o comprovante estiver em nome do proprietário, junto com o comprovante de residência, o segurado poderá encaminhar uma carta justificativa, escrita e assinada de próprio punho, informando não possuir nenhum comprovante de residência em seu nome.
Não tenho conta em banco. Existem outras formas de pagamento?
A Garantia Estendida efetua depósitos apenas em conta corrente. Caso o segurado não possua conta em banco, a seguradora poderá realizar uma Ordem de Pagamento ou depósito em conta de terceiros, mediante carta enviada pelo próprio segurado autorizando o depósito e com os dados bancários do terceiro.
Posso solicitar o cancelamento da Garantia Estendida?
Sim. O seguro pode ser cancelado dentro de até 07 dias corridos da data da compra ou a qualquer momento diretamente com a seguradora por meio do 0800 que consta no certificado/bilhete de garantia.
Como é feito o cancelamento pela Seguradora?
O procedimento é feito mediante envio de carta com solicitação explícita de cancelamento, assinada a próprio punho pelo titular do seguro. Na carta deve constar também o número do certificado/bilhete, dados do produto, marca, modelo e dados bancários de conta corrente para a devolução do valor da Garantia Estendida.
Qual o prazo para cancelamento e devolução do valor pago pela Garantia Estendida?
A devolução do valor pago pelo seguro será imediata caso o cancelamento seja efetuado dentro de 7 dias corridos da data da compra. Após esse prazo, a restituição do valor da garantia será realizada dentro do período de 15 a 20 dias corridos.